25 perguntas e 25 respostas ao candidato a vereador Rafael Bartolomeu

Rafael Bartolomeu nascido em Niterói, veio para Macaé criança, mora em Macaé há 30 anos, morou nos Cajueiros e atualmente mora no Novo Horizonte.

Filho do Sr. Sérgio e Dona Beth, irmão da Débora, casado com a Ioli, pai doJoão e do Joaquim.

Profissão: servidor público da fiscalização de posturas e professor de matemática.

Rafael Bartolomeu

1-Como e por que você decidiu entrar para a política e se candidatar ao cargo de vereador?

Sempre participei do processo político, apoiei alguns candidatos, contribui com idéias e sempre ouvi dos amigos que poderia me candidatar a vereador. Nos últimos anos senti a necessidade de construir uma Macaé melhor para todos com políticas públicas de qualidade conversei com a família e senti que não dava mais para esperar, era preciso fazer acontecer agora.

2 – Quais são suas principais experiências profissionais ou comunitárias que o prepararam para este cargo?

Sou fiscal de posturas, servidor público há 20 anos. Sempre trabalhei em prol da população. Atendendo ao público, ouvindo as demandas e pedidos dos contribuintes, comerciantes, comerciantes informais e cidadãos. Em meio ao atendimento, assuntos relacionados ao que faltava na casa das pessoas, na mesa das pessoas, no dia a dia das pessoas, na escola das pessoas, nos hospitais ou postos de saúde que as pessoas frequentam, na cidade como um todo. Se colocar no lugar do outro, saber ouvir, dialogar e propor soluções são características que considero essenciais ao homem público.

3 – Quais são seus principais objetivos e motivações como vereador?

Minha motivação é construir uma Macaé educada e saudável, em que as pessoas tenham um trabalho digno e possam andar de cabeça erguida e sorriso no rosto, por que aqui é um lugar bom para se viver.

Meu objetivo principal é que através de políticas públicas e serviço público de qualidade, sejam eles quais forem, a população de Macaé desfrute de toda a riqueza gerada em nossa cidade.

4 – Quais são as principais responsabilidades de um vereador na nossa cidade?

Propor leis e fiscalizar a aplicação das mesmas, indicar e requerer ações do poder público municipal, ouvir e buscar soluções para as demandas da população.

5 – Como você descreveria um dia típico de trabalho como vereador?

Penso que o trabalho do vereador começa na rua, bem cedo, primeiro ouvindo a população sobre o que está faltando na cidade, qual serviço público não está funcionando ou precisa melhorar. Com essas informações se já fosse possível exercer a fiscalização, nós o faríamos. Logo em seguida, com as demandas

Anotadas, seguiríamos ao gabinete para fazer os ofícios, as indicações legislativas e projetos de lei para tornar realidade e dar solução àquilo que ouvimos na rua.

6 – Em quais comissões ou grupos de trabalho você pretende criar no legislativo municipal?

Sou muito afeto a economia popular, penso que fomentar a economia local e popular agrega muito e emprega muito e isso é excelente para Macaé!

Além disso, sou servidor público municipal e é essencial criar comissões e frentes parlamentares para uniformizar, fortalecer e apresentar soluções viáveis a essa questão.

7 – Quais são os principais projetos ou iniciativas que você está liderando ou apoiando atualmente?

Economia popular: Feiras culturais e gastronômicas nas praças, além de projetos de música, capoeira, apoio ao futebol amador, além de apoio a alguns projetos sociais.

8 – Como esses projetos beneficiam diretamente os moradores da nossa comunidade?

Como já disse, sou um entusiasta da economia popular, gosto de ver as praças e demais espaços público ocupados com arte, música, feiras culturais e práticas esportivas, incentivar isso, movimenta a economia e oferece contato com arte, música e cultura, que são essenciais para o lazer e bem estar das pessoas.

9 – você poderia citar um exemplo de um projeto de sucesso que você ajudou a implementar?

Nos últimos 3 anos trabalhamos arduamente em 3 projetos de lei que reestabeleceram direitos das categorias fiscais. Lutas que foram necessárias de serem travadas em razão de direitos e vantagem suprimidas dos servidores, ao arrepio da lei na gestão anterior do executivo municipal. Reestabelecemos o pagamento integral da produtividade, fixamos um novo indicador de reajuste e garantimos que essas vantagens sejam levada à aposentadoria. E nosso objetivo é sem dúvida ampliar essa ação para os demais servidores.

10 – como você mantém contato com os eleitores e envolve a comunidade no processo político?

Estamos sempre nas ruas, praças, nos calçadões ouvindo atentamente o que a população tem a dizer, além de manter um relacionamento estreito pelas redes sociais, seja pelo whatsapp ou nosso instagram.

11 – como você coleta feedback e opiniões dos moradores sobre questões locais?

Recebo muitos áudios e mensagens, principalmente pelo whatsapp.

12 – quais são as principais preocupações e demandas dos eleitores que você representa?

Além das outras áreas que tratamos, atuo há bastante tempo com comerciantes informais e autônomos, as principais demandas estão relacionadas a dar voz a esses que lutam dia a dia mas são quase invisíveis. Nossa ideia é fomentar a economia popular, que certamente trará bons frutos para a economia local. Proporcionar melhores condições de trabalho, organizar, padronizar, educar para que eles vivam e trabalhem com mais dignidade e respeito!

13 – Quais são os maiores desafios enfrentados pelo nosso município atualmente?

É inegável que o período pós pandemia trouxe muitas implicações e desafios para duas áreas: educação e saúde. É preciso encontrar soluções eficazes e inteligentes para gerir essas duas pastas.

14 – quais são suas estratégias para enfrentar esses desafios?

Queremos implementar a educação integral em todas as escolas e também aproximar os serviços efetivos de saúde por região da cidade, para torná-los mais próximos do cidadão macaense.

15 – Como você participaria com outros vereadores e funcionários públicos para resolver problemas comuns?

A construção coletiva é fundamental para atender ao interesse público, sempre importante trabalhar em conjunto para buscar as melhores soluções para a população.

16 – Como você pretende promover a transparência em sua função como vereador?

Nosso mandato e gabinete estarão sempre abertos para atender e ouvir quem quer que seja e seja qual for o assunto, o homem público não pode tentar esconder qualquer de seus atos e de ser 100% transparente.

17 – Quais são suas práticas para garantir a prestação de contas aos eleitores?

Divulgação semanal da produtividade do gabinete em redes sociais e prestação de contas trimestral em eventos públicos à população.

18 – Qual é sua opinião sobre o acesso público às informações do governo local?

Macaé é uma das cidade mais transparentes do estado do rio de janeiro, temos o portal da transparência, on line, de fácil acesso, onde o cidadão pode encontrar dados sobre receitas, despesas, dados de pessoal.

Temos ainda o diário oficial on line, publicado diariamente no site da prefeitura, onde se encontram todas as publicações de atos do governo municipal.

Além disso o sistema de ouvidoria do município e bastante funcional e proporciona o registro das reclamações referente ao serviço público de forma on line e anônima.

20 – Como você visualiza o desenvolvimento futuro de nossa cidade nos próximos anos?

Macaé retomou o protagonismo econômico e tem papel central no desenvolvimento das cidades do interior do estado.

É preciso aperfeiçoar ainda mais os serviços públicos, qualificar pessoas e melhorar a infraestrutura da cidade e construindo e planejando a Macaé que queremos para o futuro.

21 – Quais são suas principais metas e prioridades para o futuro próximo?

Ser vereador e ajudar na construção da Macaé que queremos. Uma Macaé mais acolhedora para as pessoas e isso passa por aperfeiçoar a saúde básica, investir em escolas de educação integral, planejar uma Macaé sustentável e fortalecer a economia local e popular, considero estes os pilares fundamentais para um futuro digno o promissor.

22 – Como você planeja contribuir para um futuro melhor para os residentes de nossa cidade?

Temos que cuidar da nossa gente, nosso bem mais importante, nosso munícipes! Conectá-los com um sistema de saúde ágil, próximo e funcional. Qualificar nosso cidadão para as melhores oportunidades, educar nossas crianças com educação atrativa e integral e zelar pelo ambiente, pra mim é o mínimo para os cidadãos de uma cidade tão próspera.

23 – Como você aborda divergências de opinião e busca consenso no legislativo municipal?

As divergências fazem parte do processo decisório político, no plenário ou nos projetos os embates, por vezes são necessários. O que não se pode é faltar com urbanidade e respeito e jamais esquecer-se que o objetivo é: o bem estar coletivo da nossa população e Macaé como prioridade em qualquer projeto ou ação.

24 – Qual é a importância da colaboração com outros níveis de governo, organizações locais e a comunidade em geral?

Na política nada se constrói sozinho ou sem diálogo com os pares é fundamental possuir uma relação saudável com os demais níveis de governo. Com relação às organizações locais e a comunidade em geral, não dá para ser diferente, todos merecem ter voz e serem ouvidos.

25 – Como é sua conjuntura com a atual administração atual?

Tenho uma excelente relação com o prefeito Welberth Rezende, admiro muito a capacidade de dialogar e de, despido de qualquer orgulho e vaidade, buscar sempre o melhor para Macaé. Nos conhecemos há mais de 10 anos e ele é um dos incentivadores e entusiastas do meu ingresso, pra valer, na política e esperamos contribuir juntos para o futuro que Macaé merece!

Instagram do candidato:

https://www.instagram.com/rafaelbartolomeu_?igsh=MWt4YmdwdW01bjBsdA==

Deixe um comentário