Um café e duas águas com gás com o diretor do Portal Azullimão: Renato Martins

21 ANOS. Afinal quem nunca acessou o portal para ver aquela festa que não foi no intuito de saber se ela “bombou” ou se a roupa de fulana ou beltrano estava legal? E a decoração do evento? Porque tudo fica registrado no Azullimão.

Gastronomia, galeria de fotos, eventos, guia comercial e offshore assim é o portal Azul Limão (azullimão para os browsers). Nascido em 28 de abril de 2000 como o primeiro portal de eventos da cidade ele ascendeu nas mãos de um apaixonado por tecnologia: Renato Martins que naquela época já utilizava o que havia de melhor nas redes tecnológicas. Com o tempo veio a esposa Virginia Gazone dividindo-se de um evento no outro. O portal tem muitos anúncios pagos, hits diários, links variados e centenas de empresas que ali anunciam. Já chegaram a registrar 1.370 eventos em um ano!

1 – Conheci você fazendo curso de Basic (linguagem de programação na década de 80). Já se interessava por tecnologia era um excelente aluno! Usávamos um CP 500 (quem não conhece deveria por no google para saber no que estudávamos). E de lá pra cá?

Renato e Virginia

Fiz dezenas de cursos de informática e durante 20 anos dei aulas de computação, em Macaé tive dois cursos a Contec Informática e a Pégasos Informática.

Em 1998 iniciei o desenvolvimento dos códigos fontes do Azul Limão.

2- Uma pergunta óbvia. Porque o nome Azullimão?

O Azul Limão começou como um Jornal de Papel em Taubaté em 1994, era um tabloide semanal entregue na porta de faculdades aos alunos, como a UNITAL era azul e o jornal tinha textos dos estudantes os dirigentes não gostavam, por este motivo Azul Limão (azedo), em 1995 abri uma empresa de BBS (Bulletin Board System) em São Paulo, anterior a criação da internet comercial no Brasil, em 1996 voltei para Macaé, inaugurando a Pégasos e confeccionando centenas de SITES em Macaé com o início da Internet junto com o Provedor LagosNet.

3 – Conte-me uma situação incrível!

Com o Portal Azul Limão chegamos a fazer mais de 1000 eventos por ano, mas já tivemos bastante situações: Como em um casamento o noivo sair na soco com os cunhados e acabar a festa.

4 – E os acessos neste momento como estão?

Estão retomando, durante as bandeiras mais elevadas da pandemia praticamente não fizemos eventos. Então postamos 40 retrospectivas de eventos marcantes para não baixar os hits de acesso, mas a tendência é crescer novamente, principalmente quando acabar a Pandemia.

5 – Já registrou um evento e ao estar preparando foi pedido para “não ir ao ar”? Porque?

Muitos, por varias razões, festa pequena e não convidou todos os amigos, recém separado e fez uma festa  para o filho da namorada nova e etc…

6 – Coluna social em papel se foi… como é viver no mundo digital?

Então, a grande dificuldade nos tempos digitais é que estamos vivendo uma geração imediatista onde as informações precisam ser instantâneas.

7 – Podemos melhorar e imagem com recursos ilimitados todos pedem?

Sim, hoje editamos e trabalhamos nas fotos antes de entregar no formato digital.

8 – Como foi ultrapassar duas décadas nesse trabalho?

Tranquilo, eu e Virgínia realmente amamos fotografar é uma alegria trabalhar com festas um ambiente onde todos estão felizes.

9 – Como relacionar casamento e família no mesmo ambiente?

Como o Azul Limão surgiu como uma coluna social digital, acostumamos fotografar todos os lances de um evento, não só a cerimônia como também tudo que acontece dentro do evento, fotografando não só os noivos como também a família e convidados.

10 – Sua família tinha motel, terrenos, imóveis! Porque você seguiu esse caminho digital?

Na verdade desde criança sou apaixonado por tecnologia, foi um caminho natural para mim, sempre procurei fazer o que realmente gosto.

12 – O portal já sofreu ataques hackers?

Sim, algumas vezes, mas como faço backup resolvi rapidinho.

13 – Quando trabalha tem algum tipo de mania ou superstição?

Não! Mas tenho uma rotina antes dos eventos de verificar cada item e ser for vários eventos dois dias antes já inicio o limpeza das câmeras e preparo dos equipamentos.

14 – Lembro de você usando uma câmera digital com disquete! Era um tal de leva disquete pra lá e pra cá! 

Mavica, cabiam 25 fotos por disquete, depois adquirimos uma Mavica com disquete e cartão de memória que cabia 150 fotos.

15 – Gasta-se muito em investimento para que o portal fique sempre atual?

Gastamos mais nos equipamentos fotográficos e de informática, o site eu mesmo faço a programação e atualização.

16 – Quantas pessoas trabalham com vocês?

São 2 ou 3 dependendo da carga de trabalho, os fotógrafos são freelancer já chegamos a 17.

17 – Já perdeu um trabalho inteiro devido as armadilhas da tecnologia?

Não, mas quase. Temos muito cuidado com o material fotografado, por até dois anos armazenamos em vários dispositivos de memória.

18 – Você não modifica muito a “cara” do portal, isso é uma escolha própria?

Valorizamos muito nossos anunciantes, por este motivo sempre damos mais destaque aos anúncios.

19 – Já pediu aos “deuses” para um evento terminar logo?

Já trabalhamos em eventos complicados que foram mais difíceis, no final da tudo certo.

20 – Um recado aos novos blogueiros desta década?

Pude ver o nascimento das redes sociais desde 1984 com o IRC nos BBS, os mIRC na Internet em 1996, já mostrando que as salas de Bate Papo seria o início da ideia dês Redes Sociais, o Azul Limão e Sites de eventos como Pier57, Frenéticos e Click Macaé, chegaram a ser o Instagran e Facebook de Macaé e Região pois era o único local onde as pessoas se viam quando ia a uma festa. Valorizem esta tecnologia, com postagens realmente True. Pois para chegarmos a este ponto de mensagens e fotos instantâneas, teve o trabalho e persistência de pessoas Vanguardistas que não desistiram no meio do caminho, encorajando a geração de hoje. Tenho orgulho de ver que a a evolução da Internet que já está presente nos aparelhos de TV, no Smartfone, na música e em centenas de equipamentos.

http://www.azullimao.com.br

1 Comentário

  1. Excelente entrevista!!!!!

    O Azul limão esteve na inauguração da nossa escola Farah Cultural e eu pessoalmente já estive em inúmeros eventos fazendo shows com a cobertura o portal. O Renato é um super profissional, que está sempre sorrindo e abrindo portas.

    Parabéns!!!!

    Curtir

Deixe um comentário